Você está aqui:

>>

>>

>>

Detalhes do Esporte

esporte Corridas de Rua

história

Talvez a Corrida seja o mais antigo esporte praticado pelo homem, pois desde os primórdios da humanidade, a corrida já era fundamental para a sobrevivência.

Também é um dos primeiros esportes a ser praticado por quase todos.  “Vamos apostar uma corrida!”.

A corrida, principalmente a de rua, é considerada a mais democrática e inclusiva dentre os esportes. Não requer nenhum equipamento específico além de um calçado adequado.

As distâncias e ambientes também são as mais variadas possíveis, dependendo do preparo físico, objetivo e condições do praticante.

É um dos exercícios mais recomendados pelos médicos, pois além de propiciar uma eficiente perda de peso,  proporciona um grande bem estar físico e mental. Tudo em prol de uma boa saúde.

A ramificação das corridas é muito extensa. Desde uma caminhada acelerada até uma explosão muscular nos 100 metros rasos.

As corridas acontecem em incontáveis ambientes, desde uma pista, passando por ruas pavimentadas ou não, campos, praias, montanhas, até chegar aos mais inóspitos locais, como os polos e desertos.

A maior estrela desse esporte é a famosa Maratona, onde os atletas percorrem uma distância de 42.196 metros.

No Brasil a mais famosa corrida de rua, reconhecida mundialmente, é a São Silvestre, que acontece todo dia 31 de Dezembro em São Paulo.

A entidade que normatiza as regras dos eventos oficiais de corrida no Brasil é a CBAt – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO. Também existem as Federações a nível estadual.

Todo e qualquer tipo de prática esportiva não deve ser feita sem antes uma verificação do estado físico e clínico da saúde, e se possível, com orientação profissional.

Para obter mais informação sobre o esporte, acesse o site www.cbat.org.br

NAS OLIMPÍADAS

As corridas sempre estiveram nas edições modernas e da antiguidade dos jogos olímpicos e é uma das modalidades que mais distribui medalhas devido às mais variadas distâncias de pista além da tradicional Maratona.

calendário

associação/federação

equipamentos

regras

Apesar de existirem regras para as corridas, que poderão ser obtidas no site  www.cbat.org.br, geralmente as corridas obedecem aos regulamentos definidos pelos vários organizadores desses eventos, podendo variar infinitamente. Mesmo assim alguns pontos não poderão ser ignorados, tais como idades mínimas para participação de algumas distâncias e serviço de emergência médica. 

curiosidades

Dentre milhares de curiosidades envolvendo as corridas, destacamos a lenda que criou a mais célebre dentre as várias modalidades. A Maratona.

Contam que no ano de 490a.C. quando os soldados atenienses partiram para combater os persas na Primeira Guerra Médica, na planície de Marathóna, suas mulheres ficaram ansiosas pelo resultado. Os persas haviam prometido que após vencer os gregos na batalha, invadiriam Atenas, violariam suas mulheres e sacrificariam seus filhos.

Sabendo disso, os gregos deram ordem a suas esposas para matarem seus filhos e, em seguida, suicidarem-se caso não recebessem a notícia da sua vitória em 24 horas.

Os gregos venceram a batalha. Porém levaram mais tempo que imaginavam. Temendo que suas orientações às esposas se concretizassem, chamaram Fidípedes, o melhor atleta dos soldados e ordenaram que ele corresse até Atenas, a cerca de 42 km dali, para levar a notícia. Fidípedes correu essa distância tão rapidamente quanto pôde. Chegando a Atenas, a sua única palavra foi “VENCEMOS”. Em seguida, devido ao grande esforço, morreu ali mesmo, logo após ter salvo as esposas e filhos dos soldados gregos.

Tamanha é a tradição e importância da Maratona nas Olimpíadas que é a última medalha entregue aos campeões numa cerimônia especial durante o encerramento dos jogos.

O etíope Abebe Bikila foi o primeiro homem a vencer duas maratonas olímpicas. Em Roma (1960) correndo descalço e em Tókio (1964), desta vez, calçado.

Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 o velocista jamaicano Ulsain Bolt se tornou tri campeão  olímpico nas provas de 100 e 200 metros rasos além do revezamento 4X100.

Informações dos esportes