Você está aqui:

>>

>>

>>

Detalhes do Esporte

esporte Triathlon

história

Triathlon é composto por três modalidades esportivas: natação, ciclismo e corrida nessa mesma ordem.

Surgiu em 1974 em San Diego (EUA), a princípio para manter os praticantes de atletismo pudessem ter um período de descanso entre competições, quando os treinadores passavam planilhas de natação e ciclismo. Gostaram tanto que nos anos seguintes pediram a repetição das planilhas, até que o esporte se consolidou.

O Triathlon é disputado nas seguintes distâncias:

Standard, com 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Essa modalidade também é conhecida como olímpica.

Sprint, com 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Essa é a modalidade disputada na Copa Brasil de Triathon. É a metade das distâncias do Standard

Longa distância-2 e longa distância-3, que são respectivamente o dobro e triplo da distância Standard.

Long Distance, que tem como maior representante o Iron Man, com 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e mais uma maratona (42.195 metros de corrida).

Do long distance surgiu outra variação mais conhecida no Brasil como meio-iron com a metade da distância do Long Distance, ou seja, 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida.

A entidade máxima que administra o Triathlon a nível mundial é a ITU - INTERNATIONAL TRIATHLON UNION,  fundada em março do ano de 1989 na cidade de Avignon – França.

O Triathlon chegou ao Brasil em 1981 e em 1983 aconteceu no Rio de Janeiro a primeira competição oficial.

Em 1991 foi criada a CBTri (Confederação Brasileira de Triathlon). Atualmente a modalidade conta com 24 Federações estaduais no Brasil.

NAS OLIMPÍADAS

O Thriathlon fez sua estreia em Olimpíadas no ano 2000, em Sidney, Austrália.

Para obter mais informações sobre o esporte, acesse o site www.cbtri.org.br.

calendário

associação/federação

equipamentos

;

regras

LARGADA

A largada do triathlon se dá na prova de natação, sendo que todos os atletas largam no mesmo instante, ou no caso de categorias específicas onde cada uma delas largam em intervalos de tempo diferentes.

A chegada geralmente se dá no mesmo espaço da área de transição, onde os competidores fazem a mudança de modalidade, trocando de roupa e equipamentos. Em alguns casos poderão existir duas áreas de transição, quando essas não acontecem no mesmo local. Não é permitido aos competidores invadirem o espaço determinado a outros atletas.

NATAÇÃO

Os competidores largam  todos ao mesmo tempo. Boias ancoradas no mar ou lago delimitam o percurso da etapa da natação. Não existe uma obrigatoriedade de realizar a natação num determinado estilo.

Durante a natação, um atleta não pode atrapalhar outro. Caso isso ocorra, o competidor infrator recebe uma punição de 30 segundos, ficando retido esse tempo antes do início do ciclismo. O atleta também pode receber uma punição mais rigorosa, recebendo cartão vermelho.

 CICLISMO

A largada do ciclismo se dá após a chegada do atleta no final da natação.

Durante a prova não é permitido ao competidor colocar os pés no chão. Em alguns casos o “vácuo” não é permitido, punindo o atleta que se beneficiar desse recurso.

Também, conforme o tipo e distância da prova, as bicicletas não poderão dispor de alguns equipamentos, como “clipe” ou pneus sem travas, se forem utilizadas bicicletas de mountain bike.

CORRIDA

A largada para a corrida se dá logo após o final do ciclismo, de acordo com a ordem de chagada de cada competidor. Não é permitido ao competidor correr descalço, nem com os acessórios referentes à natação e ao ciclismo, tais como touca e óculos, ou capacete. Também não pode o atleta correr sem camisa apropriada e nem com dorso nu.

curiosidades

O triathlon estreou nas Olimpíadas nos jogos de SIdney, na Austrália, em 2000, sendo a primeira modalidade a distribuir medalhas naqueles jogos. Mas o que mais marcou a modalidade foi o receio que os organizadores tinham com ataques de tubarões. Então eles montaram um esquema onde mergulhadores acompanhavam os atletas durante o percurso da natação. Também foi liberado o uso de roupas de neoprene devido À temperatura muito baixa da baia.

Outro fato marcante no triathlon foi o da atleta norte-americana Julie Moss, que ao final de uma prova do Iron Man no Havai, a poucos metros da chegada, foi ao chão devido ao extremo esforço físico. Naquele momento a determinação falou mais alto e ela completou a prova engatinhando com o pouco de força que ainda lhe restava.

Informações dos esportes